quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

TERAPIA DO GRITO: o que é?

Bom, nada mais justo do que começar explicando do que se trata a terapia do grito. Esta terapia consiste na melhoria do bem estar psicológico, assim como de seus sintomas psicossomáticos, por meio da vocalição no diafragma. Para ser mais simples: nada como um bom grito, saindo bem la do fundo, através do diafragma, para fazer você se sentir melhor. Acredite, ajuda.

Quando vocês está com aquela sensação de angústia, ou de sentimento preço na garganta (no meu caso era a clássica "garganta se fechando"), ou uma ansiedade que esta te consumindo, ou mesmo felicidade extrema e raiva, enfim, o sentimento é indiferente, o que é comum é a sensação de que você vai explodir por dentro (negativa ou positivamente)...então, nesses momentos que um bom grito (podendo ser seguido de palavrões) ajuda, e muito.

Mas como começou está história de terapia do grito em minha vida? Apesar da história ser longa e cheia de detalhes, resumirei ela o máximo que eu conseguir.

Tudo começou quando eu namorava um mané X (mentira, na verdade provavelmente começou na infância, mas tudo bem), e não sei porque eu o namorava (vai saber o que se passa na nossa cabeça)...enfim, a receita básica foi: pessoa muito boazinha que não conseguia falar não (eu) + namorado mané sem futuro + saco cheio dessa vida + preciso mudar....E isso resultou em: crise do pânico. É minha gente, só pra vocês terem noção de como eu reprimia as coisas, precisou uma crise do pânico pra eu tomar coragem. Aí foi um caos, pensamentos ruins, sensações ruins, remédios, terapia, família. E tudo isso enquanto eu estava na faculdade, foi uma época estranha. Depois das 2 primeiras semanas (que foram as piores), eu comecei a ver a luz no fim do túnel, mas de vez enquando eu ainda era assombrada pelo pânico, e nessas horas que eu recorria a terapia do grito. Pois o pânico+ansiedade geravam em mim uma sensação de sufoco, onde eu achava que minha garganta iria fechar e eu morreria (é, agora parece uma coisa absurda, mas na hora pareceia bem real)...e pesquisando no google, achei um artigo falando que cantar ou gritar usando o diafragma aliviava essa sensação de sufoco. E FOI ASSIM...horrível linda história não é mesmo?

Quem ficou feliz com essa terapia foram os vizinhos, pq na época eu a praticava na rep né, e ensinei minhas companheiras de casa a fazer tb, então, quase sempre estávamos gritando que nem loucas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário